Não é segredo que pintar o cabelo regularmente danifica, a tinta tende a remover o brilho e tornar o cabelo frágil. Portanto, o que fazer para reconciliar um cabelo suave e bonito com tinta de cabelo.

Existe mesmo tinta de cabelo sem amónia?
Infelizmente, não podemos pintar o cabelo sem usar amónia. É este mesmo ingrediente que permite que os pigmentos de cor do cabelo entrem no cabelo e mudem a sua cor. Alem disso, é impossível eliminar a amónia completamente das tintas. Por outro lado, tudo isto pode ser feito com uso de menores quantidades de amónia. Nalguns casos também é possível substituir a amónia por outra substância.

Amiak (1)

Como é que a amónia afecta o cabelo?
O nível de concentração de amónia vária de acordo com a tinta. A opção mais segura é que procure os produtos que usam a menor quantidade possível. Obviamente, quanto mais amónia, pior para o cabelo, porque perde o brilho, fica seco e áspero. Além disso, apos usar um produto com amónia os pigmentos ficam aberto s e o cabelo perde a cor mais facilmente. Felizmente existem no mercado opções com quantidades menores além de acrescentarem substâncias que ajudam a manter a hidratação, suavidade e cuidado do cabelo.

O que usar em vez de amónia?
Amónia pode ser substituída por substâncias como MEA, AMEA e AMP. Tal como a amónia, a concentração destas substâncias tem um papel importante. Menor concentração, mais segura a tinta. Altas concentrações de MEA e AMP tornam a substância cáustica e toxica. Definitivamente MEA é menos eficaz que a amónia porque é mais delicado e não trás resultados tão claros. Por esta razão, deve ser usado em maiores quantidades. Tinta de cabelo com altas quantidades de MEA deve ser bem lavada, duas ou três vezes. No fim, é aconselhável aplicar condicionador.

Agora que sabe o que é amónia, MEA e AMP e como afectam o cabelo, talvez seja preferível desistir de pintar o cabelo ir voltar à cor natural. No entanto, se prefere pintar, escolha tinta com menos amónia e AMP. Sugere-se também que se foque na aplicação de produtos de cuidado como champô e condicionador dedicado a cabelos pintados. Alem disso, vá ao cabeleireiro uma vez por mês para tratamento de hidratação.