Os erros de maquilhagem podem acontecer a toda a gente. Mesmo as celebridades mundialmente famosas não escapam. No entanto, está tudo bem se acontecer acidentalmente esporadicamente, sem comprometê-ao inconsciente e constantemente. Se deseja saber que erros evitar ao aplicar maquilhagem – confira nosso guia anti-beleza. Quem sabe, talvez graças a ele, comece a aplicar maquiagem como um profissional?
7 pecados de maquilhagem – cuidado, talvez esteja a cometer alguns deles!
1. Não utilizar um creme hidratante adequado
Este é um “pecado” muito comum: muitas mulheres lavam o rosto com gel ou espuma e não utilizam nenhum creme. Esta é uma maneira simples de secar a pele, ou “produzir” seborreia excessiva. Ter o rosto pouco hidratado e coberto de maquilhagem também reduz a sua função defensiva e contribui para a perda de elasticidade e (infelizmente) faz com que envelheça mais rapidamente. Além disso, uma base aplicada diretamente na pele perde a “adesão”, e toda a maquilhagem dura menos tempo.
2. Base de cor inadequada
Até mesmo a melhor base pode estragar todo o efeito se não corresponder adequadamente à cor da pele. As senhoras costumam utilizar a mesma cor da base durante todo o ano, e esquecem-se que a pele fica bronzeada no verão e tem uma tonalidade diferente, enquanto no inverno fica mais pálida. Portanto, para não obter o efeito de máscara no rosto e fazer com que a cor do seu rosto combine perfeitamente com o pescoço, tenha sempre uma versão de “verão” e “inverno” da base. Se tiver problemas a escolher a base certa, peça ajuda a uma maquilhadora ou vendedora qualificada.
Uma boa solução é também a compra de BB cream ou CC cream. O creme adapta-se perfeitamente à cor da pele e, além disso, tem propriedades de cuidado e uniformiza o tom da pele.
3. Demasiado corretor
O corretor é um produto incrível – mascara as olheiras, vermelhidões, imperfeições, espinhas e microvarizes. Infelizmente, muitas vezes por raiva e na luta contra as imperfeições, tendemos a exagerar na sua quantidade. Na maioria das vezes, pode ver-se camadas de corretor na delicada pele sob os olhos. Uma grande dose de corretor sobrecarrega a pele das pálpebras e, em vez de cuidar dela, origina rugas e reduz a sua flexibilidade. Lembre-se de que o corretor deve mascarar as imperfeições e combinar bem com a pele e a base. Se aplicar em demasia, em vez de encobrir o que queremos esconder, só destacamos ainda mais as imperfeições da pele.
4. Contorno do rosto muito marcado
Por vezes, o exagero faz parte da nossa natureza. Na busca de um visual perfeito, não só aplicamos demasiado corretor, como também contornamos demasiado o rosto. Acontece que não misturamos com precisão as linhas entre os tons mais claros e escuros dos cosméticos de contorno. Isso faz com que o rosto adquira características muito nítidas e claras que nos fazem parecer mais velhas e tornar todo o rosto mais pesado. O contorno do rosto é feito com mais cuidado, impondo pequenas quantidades de cosméticos e, gradualmente (com moderação), intensificando esse efeito.
5. Pincéis e esponjas sujos
Sim, é verdade que os pincéis de maquilhagem não precisam de ser lavados diariamente, mas não se esqueça que, além de germes e bactérias – que têm um efeito adverso na aparência da pele – também ficam vestígios de cosméticos que certamente não contribuem para uma maquilhagem bonita e perfeita. Se aplicou uma sombra violeta no dia anterior, e hoje aplica um leve tom de baunilha, é de esperar que os vestígios de sombra violeta acabem na sua pálpebra.
Os pincéis de base também devem ser lavados frequentemente, porque os restos de base gordurosa podem ser aplicados no rosto e criar manchas e borrões desagradáveis. Por isso, além de ser higiénico, a lavagem dos pincéis apresenta um aspeto adicional, funcional.
6. Utilizar um delineador de lábios de tom adequado
O delineador de lábios é um cosmético bastante específico. Sim, mantém o batom onde deveria estar, mas é uma boa solução apenas por um curto período de tempo. Passadas algumas horas, muitas vezes “comemos” o batom, ao passo que o delineador de lábios costuma ser mais resistente – chama a atenção ao criar uma linha atraente, distinta e pouco natural ao redor dos lábios.
Para evitar este efeito, contorne os lábios com o delineador de lábios escolhido e, em seguida, preencha os lábios com ele, só assim poderá aplicar um batom na cor selecionada correspondente ao delineador de lábios.
7. Blush mal aplicado nas maçãs de rosto
Se aplicar demasiado iluminador, este simplesmente criará uma iluminação forte, que irá conferir o efeito estroboscópico. No entanto, um blush aplicado de forma inadequada ou muito forte irá conferir-lhe um efeito bastante grotesco. O seu rosto ficará artificial, um pouco pesado e cansado, e entretanto, a ação do blush nas maçãs de rosto é diferente: o rosto deve parecer mais jovem, revigorado e descansado. Se não sabe onde aplicá-lo – afaste o dedo indicador do polegar, marque as linhas a partir da ponta do ouvido até a ponta do nariz e aplique o blush suavemente ao longo dessa linha. A linha subtil deve começar na orelha e seguir à maçã de rosto.
Deixe uma resposta