Hidrolatos tornaram-se extremamente populares em cosmética no tratamento diário para a pele. Porque é que funcionam tão bem? Prepare em casa e veja por si mesma.

Hydrolates 2

Hidrolatos, ou água de flor ou plantas, é água criada como bi-produto da produção de óleos essenciais. Geralmente, bi-produtos são associados a algo sem qualidade ou completamente inúteis. No caso dos hidrolatos isto está errado. Eles têm um pH semelhante ao da nossa pele e um aroma delicado. Alem disso, são usados na produção de creme, sabão, loções substituindo a fase da água e ainda podem ser usados em tónicos e fragrâncias.
As suas propriedades são variadas. Hidratam, suavizam e nutrem a pele. Deve escolher um hidrolato que combine com a sua pele. Alérgicos tiram partido deste produto devido à sua segurança e delicadeza.

Rosa damasco, também conhecida como Rosa de Castile. Hidrolatos tornam as pétalas desta rosa extremamente popular, e as suas propriedades são reconhecidas entre esteticistas e cosmetologistas por todo o mundo. A Rosa damasco hidrata a pele, limpa e aumenta a circulação. Rolos de algodão com este produto acalmam inchaços e círculos negros por baixo dos olhos. Semelhante é o hidrolato da laranja. Alem disso, este tipo de água dá firmeza e brilho à pele. Quanto ao cabelo, devem ser pulverizados com hidrolatos para um aroma agradável todo o dia.
Água de Hamamelidis. Este hidrolato é adquirido da flor da árvore de hamamelididae. Primeiro, limpa e fecha os poros. Depois, regula a produção de sérum e aumenta a circulação. No que toca a características anti-inflamatórias, neste caso pode tirar-se partido de agua de lavanda.

Hydrolates

Ambos hidrolatos de lavanda e rosa hidratam, aliviam irritações e ajudam a pele seca. Para remoção de cabelo é aconselhado o hidrolato de garrafa azul, e para queimaduras solares a água de hamamélides.

Como usar hidrolatos?

Primeiro, verifique se o cheiro não é muito forte. Se for, é aconselhável misturar com água. Este tipo de procedimento é recomendado especialmente se tiver alergias da pele. Segundo, o hidrolato deve ser pulverizado sobre a face, pescoço e decote todas as manhas. O excesso pode ser removido com um lenço.

Como preparar o seu próprio hidrolato?

Precisa de: um frasco grande, uma taça pequena, cubos de gelo, ervas e flores.

Preparação: ponha no frasco alguns ramos de sambuco, pétalas de rosa, flores de lavanda, folha de menta e rosmaninho. As plantas devem ficar cobertas pela água. No meio do frasco, coloque uma pequena taça de modo que não toque na água – mantem o vapor. Aqueça a água, e quando começar a ferver (libertar óleos essências), coloque a taça por cima. Coloque os cubos de gelo na taça. Os hidrolatos vão condensar na taça. No fim, coloque a água numa embalagem a seu gosto.