A queda é um processo natural do cabelo. Diz-se que se perde, em norma, 50 fios de cabelo por dia. Este número aumenta para 100 no outono. Só temos de nos preocupar quando o cabelo começa a cair com mais intensidade. Nesse momento, vale a pena usar alguns produtos para nutrir o cabelo e o couro cabeludo. Se não resultarem, consulte um médico; o tricologista cuida dos problemas relacionados com o cabelo e o couro cabeludo. Antes de saber mais sobre produtos para a queda de cabelo, descubra o motivo da queda do cabelo.

Por que é que o cabelo cai

A queda de cabelo não deve tirar-lhe o sono se não for muito prolongada e acontecer apenas em certas estações do ano, como na primavera e no outono. É nessas alturas que o clima e – consequentemente – a pele sofrem mudanças. A pele precisa do dobro da hidratação durante o inverno e o verão. Se o corpo estiver em mau estado, isso irá refletir-se nas unhas, que ficam quebradiças, na pele, que fica com problemas, e no cabelo, que começa a cair.

As hormonas também são responsáveis pela queda de cabelo sazonal. O estrogénio – uma hormona feminina – é excretado em grandes quantidades na primavera e no verão graças à luz solar. Por outro lado, sua produção é prejudicada no outono e inverno; ao mesmo tempo, o nível de testosterona aumenta e é responsável pelo problema da queda de cabelo.

Remédios para queda de cabelo

Para evitar a queda de cabelo ou, pelo menos, para reduzir em grande parte este processo, terá de:

  • mudar a dieta
    Mais precisamente – complementá-la com ácidos gordos insaturados que se encontram no azeito, nas azeitonas e nas sementes de abóbora ou girassol. Coma proteína de peixe de vez em quando em várias formas e fruta rica em vitaminas. Pode mesmo comer fruta congelada – também contém muitos nutrientes;
  • cortar cerca de 5 a 7 centímetros
    O estilo Pixie é recomendado para cabelos muito curtos;
  • usar o secador de cabelo e outros acessórios de estilização capilar em situações esporádicas
    Se usar fluxo de ar quente. O ar frio não danifica o cabelo, pelo que pode usá-lo numa base diária;
  • hidratar o cabelo
    Antes de lavar o cabelo, experimente aplicar uma loção hidratante ou um óleo capilar da sua espaço e deixe atuar durante cerca de uma hora. Depois de lavar, aplique um bom condicionador no cabelo;
  • cuidar do couro cabeludo
    Para cuidar do couro cabeludo, faça uma esfoliação suave regular no couro cabeludo, lave-o suavemente com produtos delicados e mantenha-o hidratado. Se tiver o couro cabeludo oleoso, não faça massagens, não use água quente para enxaguar nem tome banhos quentes, porque a pele aquecida transpira e fica oleosa;
  • atar o cabelo e usar gorro no outono e no inverno
    O clima afeta o estado do cabelo e do couro cabeludo – as temperaturas negativas e o vento forte são prejudiciais. É por isso que deve usar gorro.

Queda de cabelo vs champô a escolher

A utilização de produtos inadequados pode estar relacionada com a queda de cabelo, secura, prurido no couro cabeludo e caspa. É por isso que, antes de comprar um champô ou condicionador, deve verifique o seu tipo de cabelo. O chamado cabelo misto – couro cabeludo oleoso e pontas secas – perde a frescura e a forma rapidamente. O seu cuidado é realmente complicado porque precisa de vários produtos – para lavar e nutrir as pontas do cabelo.

Por outro lado, o cabelo oleoso fica facilmente com eletricidade estática e deformado quando usa chapéu. Apenas várias horas após a lavagem, fica com a aparência de cabelo oleoso de segundo dia. Os champôs herbais – livres de óleos e demasiadas fragrâncias – oferecem os melhores resultados no cuidado do cabelo oleoso.

O cabelo seco está geralmente danificado, sem brilho, quebradiço e tem as pontas espigadas. Mesmo aplicando máscaras ou condicionadores, a rotina de escovagem é sempre um desafio. O cabelo seco resulta muitas vezes de uma rotina de coloração incorreta, exposição ao sol sem proteção e falta de uso de produtos nutritivos adequados. Para cuidar de cabelo seco, opte por champôs e condicionadores indicados para este tipo de cabelo, ou seja, produtos hidratantes.

Para a lavagem diária do cabelo, o melhor será optar por champôs muito suaves com o menor número possível de ingredientes. É por isso que os champôs para bebés e crianças são uma boa escolha. Um champô comum adequado para o seu tipo de cabelo deve ser usado uma ou duas vezes por semana – é suficiente para remover as impurezas.

Bálsamos e condicionadores para combater a queda de cabelo

O bálsamo capilar foi desenvolvido para o cuidado diário do cabelo, mas não possui propriedades curativas ou regeneradoras. Em vez disso, sela as cutículas do cabelo e facilita a rotina de escovação. É, ao mesmo tempo, um produto fácil de usar – basta aplicá-lo no cabelo, deixar atuar durante alguns minutos e continuar com a rotina matinal ou noturna. Os bálsamos podem ser aplicados em toda a extensão dos fios, especialmente nas pontas, não no couro cabeludo. Caso contrário, o cabelo ficará rapidamente oleoso. Para fins de comparação, os condicionadores são mais ricos em ingredientes reparadores e podem ser usados apenas 2 a 3 vezes por semana.

Em vez de usar bálsamos ou condicionadores, experimente usar um produto de lavagem com cavalinha, de preferência misturada com raiz de bardana e raiz de saponaria. As mulheres loiras podem usar um produto de lavagem com camomila com poder de clareamento, anti-inflamatório e calmante.