O equilíbrio é muito importante no cuidado do cabelo e do couro cabeludo. Para manter o cabelo saudável e invejável, é preciso usar emolientes, humectantes e proteínas em produtos capilares ou ingredientes naturais. Fique a saber que substâncias o seu cabelo precisa e como fornecê-las.
EMOLIENTES PARA PROTEÇÃO CAPILAR
Os emolientes são ingredientes que suavizam e hidratam o cabelo seco ou a pele irritada. São maioritariamente óleos e outras gorduras que melhoram a capacidade de o cabelo fixar a água. Cabelo frisado e difícil de modelar e um cabelo com carência de emolientes. Estas substâncias estão presentes principalmente em máscaras e condicionadores e produtos de proteção para as pontas. Os emolientes incluem óleo de argão, óleo de oliva, óleos minerais, manteiga de karité, óleo de jojoba e silicones.
Recorde que…
Os silicones são um tipo de emolientes. Podem ser divididos em silicones hidrossolúveis, silicones que se retiram com champôs suaves com SLS ou detergentes e silicones que evaporam. No caso destes últimos, basta um condicionador, que proporciona um cuidado adicional ao cabelo.
HUMECTANTES PARA HIDRATAÇÃO CAPILAR
Os humectantes são substâncias que fixam a humidade no cabelo. Se tive o cabelo seco e quebradiço, uma porção de humectantes será seguramente útil. Cuidado ao usar produtos ricos em humectantes que podem deixar o cabelo frisado e áspero em ambientes de humidade elevada. Glicerol, mel, pantenol, Aloe, gel de linhaça, uréia e ácido hialurónico pertencem ao grupo de humectantes.
Recorde que…
A utilização de humectantes dependem da humidade e temperatura do ar. O ar húmido é atraído para o interior do cabelo, provocando a sua desidratação. Por outro lado, o cabelo seco faz com que os humectantes retirem a água do cabelo. Resultado? O cabelo fica seco. Se quiser manter o cabelo permanentemente hidratado, utilize humectantes em conjunto com emolientes.
PROTEÍNAS PARA A RECONSTRUÇÃO CAPILAR
As proteínas são, por outras palavras, aminoácidos. Estão presentes tanto em cosméticos como no cabelo, e são responsáveis pela reparação e suavização da estrutura capilar. Os cabelos com falta de proteínas são finos e difíceis de pentear. Os produtos ricos em proteínas são úteis se tiver sujeitado recentemente o seu cabelo a tratamentos térmicos. Se usar proteínas em excesso, o ceblo fica frágil e quebradiço. As proteínas dividem-se em:
- proteínas de alto peso molecular: trigo, leite, seda, aveia, milho, soja, elastina, colagénio, gema de ovo;
- proteínas hidrolisadas (as moléculas mais pequenas da proteína dividida): trigo, queratina, leite, caseína, seda, elastina, colagénio;
- aminoácidos: l-cisteína, arginina.
Recorde que…
Não pode aplicar demasiada proteína em cabelos muito porosos, pois ficam extremamente secos e frisados. Os champôs com proteína não servem para nada por que as proteínas – para começar a atuar – devem ficar no cabelo durante cerca de 30 minutos. É por isso que as máscaras capilares são mais eficazes. Se quiser evitar ficar com o cabelo extremamente seco e com excesso de proteína, aplique sempre humectantes.
COMO USAR EMOLIENTES, HUMECTANTES E PROTEÍNAS?
Fique a conhecer algumas combinações de produtos que contêm emolientes, umectantes e proteínas. Pode realizar os seguintes cuidados capilares com estas substâncias. Primeiro, molhe o cabelo com água, aplique uma máscara proteica e remova-a após o tempo indicado no folheto. Em seguida, aplique uma máscara humectante e emoliente, remova-a e utilize um sérum com silicone.
Outro truque. Molhe o cabelo e aplique uma máscara humectante. Passado o tempo indicado no folheto, remova com precisão e aplique uma máscara proteica. Depois de remover com água, utilize uma máscara emoliente ou um sérum com silicone.
Existe uma outra forma de nutrir o cabelo e fornecer a quantidade perfeita de três substâncias. Envolve a aplicação de um óleo e a sua remoção ou a lavagem do cabelo. Outra etapa diz respeito a uma máscara proteica – remova passado o tempo indicado pelo fabricante. Por fim, utilize uma máscara humectante ou emoliente; também pode usar um sérum com silicone.
Deixe uma resposta