O óleo de colza melhora o estado do cabelo e do couro cabeludo – combate a caspa e evita a queda e as pontas espigadas. Pode usar usado individualmente ou combinado com outros óleos. Existem mutias maneiras de usar óleo de colza no cuidado capilar diário, especialmente devido à regeneração natural e melhoria do estado geral do cabelo. Fique a saber como usar óleo de colza no cabelo.

Como usar óleo de colza no cuidado capilar?

1. O tratamento capilar com óleo melhora a suavidade e o estado geral do cabelo

Antes de mais, deve combinar óleo de colza com azeite em partes iguais, de preferência 2-3 colheres de sopa de cada. Em seguida, coloque os óleos numa taça e aqueça ligeiramente. Assim, o óleo caseiro ficará mais líquido e, consequentemente, mais fácil de usar. Tenha em atenção que o azeite pode ser substituído por óleo de coco, se preferir.

Além disso, vale a pena usar um disco de algodão para facilitar a aplicação – embeba com a mistura de óleos e aplique no cabelo e couro cabeludo. O tratamento é especialmente recomendado para pessoas com cabelo seco. O efeito lubrificante será intensificado se fizer uma massagem no couro cabeludo durante cerca de 10 a 15 minutos. A mistura de óleos deve repousar no cabelo durante cerca de 2-3 minutos. Após o tratamento, pode lavar o cabelo, de preferência com um champô delicado.

Para obter resultados satisfatórios, pode aplicar óleo de colza individualmente no cabelo e no couro cabeludo. Basta aquecer até alcançar uma consistência suave. Em seguida, aplique o óleo no cabelo e couro cabeludo, fazendo uma massagem delicada. No final, basta cobrir o cabelo com uma toalha ou colocar uma touca de banho e deixar o óleo no cabelo durante cerca de 20 a 30 minutos e depois enxaguar abundantemente.

2. Óleo de colza vs. caspa

O óleo de colza ajuda no combate da caspa. Basta misturar com óleo de árvore de chá ou óleo de rícino. Sendo óleo de base, o óleo de colza deve aparecer numa quantidade maior. Em seguida, aquela ligeiramente a mistura de óleos antes de a aplicar. Pode continuar a usá-lo por mais 3-4 semanas.

3. Óleo de colza para cabelo fragilizado

A queda de cabelo é um problema comum que tem muitas causas, como carência vitamínica ou várias doenças. Independentemente da origem do problema, este pode ser resolvido com métodos caseiros, incluindo óleo de colza.

Para reduzir a queda, misture óleo de colza com azeite ou óleo de amêndoa em proporções iguais. A mistura pode ser enriquecida com óleos essenciais, como óleo de lavanda, sândalo ou limão, para proporcionar um aroma agradável. Tenha em mente que a utilização de uma mistura de óleos aquecida fortalece o cabelo. Além disso, não se esqueça de fazer massagens regulares no couro cabeludo. Elas melhoram a circulação sanguínea nas raiz do cabelo e fornecerão nutrientes valiosos.

4. Máscara capilar hidratante com óleo de colza

O óleo de colza possui várias propriedades condicionadoras, suportando, ao mesmo tempo, o tratamento de problemas dermatológicos. Além disso, é usado para regenerar e hidratar o cabelo excessivamente processado, devido a tratamentos químicos e térmicos. Para tal, basta misturar três colheres de sopa de óleo de colza com óleo de amêndoa ou óleo de árvore do chá. A mistura deve ser levemente aquecida, aplicada no cabelo e este deve ser revestido com um pano de algodão. Vale a pena deixar a mistura no cabelo durante cerca de 1 a 2 horas, e depoi lavar com um champô delicado.

5. Máscara capilar à base de óleo de colza, cerveja e ovos

A cerveja é uma bebida pouco alcoólica que pode ser usada eficazmente no cuidado capilar. Porquê? Porque a cerveja potencia o crescimento do cabelo! É por isso que as máscaras capilares à base de óleo de colza e cerveja fortalecem e regeneram eficazmente o cabelo. Para preparar esta máscara, basta misturar meio copo de cerveja, uma colher de sopa de óleo de colza e gema de ovo. Aplique a mistura no cabelo, deixe atuar durante cerca de 10 a 15 minutos e lave com água fria. Para obter os melhores resultados, a máscara deve ser usada numa base regular.

6. Máscara capilar nutritiva com óleo de colza

Para preparar uma máscara capilar nutritiva e eficaz, basta misturar algumas colheres de sopa de óleo de colza com meia banana e algumas gotas de mel. Os ingredientes devem ser misturados até formarem uma massa lisa que deve ser então colocada no cabelo, e este deve ser revestido com uma toalha e enxaguado com água fria passados cerca de 45 minutos. A máscara hidrata efetivamente o cabelo e fornece a proteína necessária para melhorar o seu crescimento.

7. Máscara capilar com óleo de colza e maionese

Usando o óleo de colza como base, pode preparar mais uma máscara – com maionese. Para tal, devem ser misturadas partes iguais de óleo e maionese; opcionalmente, pode adicionar óleo de onagra. Para melhorar o aroma, a mistura pode ser enriquecida com algumas gotas do seu óleo essencial favorito. Depois de combinar bem os ingredientes, aplique a mistura no cabelo fazendo uma massagem e depois envolva o cabelo numa toalha ou coloque uma touca de banho e deixe atuar durante cerca de 2 a 3 horas. Lave, no final.