Tuda a gente sabe que a maioria das pastas de dentes contém flúor – um ingredientes bem conhecido que a maioria de nós não consegue imaginar sem cuidar da cavidade oral. Este ingrediente remineralizante e fortalecedor do esmalte costuma ser incorporado em pastas de dentes porque protege as cáries e ajuda a prevenir a sensibilidade gengival. No entanto, sabia que o flúor causa mais danos do que benefícios se o utilizar em grandes quantidades, especialmente em idade adulta?Continue a ler para saber se deve ter flúor na sua casa de banho.
O que é o flúor?
O flúor é um elemento com efeito positivo na nossa saúde, desde que seja utilizado nas doses adequadas. Espera-se que o flúor cumpra algumas tarefas importantes. Por exemplo:
- participa ativamente na produção de novo tecido ósseo.
- previne as cáries dentárias e os danos no esmalte.
- aumenta a resistência dos dentes e das gengivas à acidez da boca.
- elimina a placa dentária.
O que é este flúor “mau”?
A utilização do flúor é indicada em algumas situações, mas todas elas entram em declínio à medida que envelhecemos. Por exemplo, a utilização de grandes quantidades de flúor por adultos pode provocar intoxicações graves, que em casos extremos podem causar a danos nos órgãos internos. Embora isto raramente aconteça, é melhor estar ciente do perigo associado à utilização de flúor em quantidades excessivas.
O que causa o excesso de flúor? Sintomas de sobredosagem
Como é óbvio, tudo o que tomamos em excesso é mau. O flúor utilizado excessivamente pode causar muitas doenças, como fluorose dentária – uma doença comum que se caracteriza por riscas acastanhadas ou amareladas na parte da frente dos dentes. Além disso, costuma estar associada à erosão do esmalte que pode levar à fragilidade. Além disso, a fluorose dentária resulta na formação anormal do esmalte (amelogénese imperfeita). Resumidamente, esta condição é caracterizada por linhas brancas e pérola e descoloração dos dentes, o esmalte fica mais quebradiço e os nervos dos dentes tornam-se hiperssensíveis e suscetíveis aos danos.
Factos e mitos sobre a toxicidade do flúor
Naturalmente, o flúor é conhecido por eliminar as bactérias e cuidar da cavidade oral, porém, se considerar os aspetos negativos acima referidos deste elemento, pode tornar-se mais cuidadosa no que toca à sua utilização na maioria dos produtos de higiene oral. Mais uma vez, quando fornecido ao nosso organismo em pequenas quantidades, não faz mal a ninguém. No entanto, além das pastas de dentes e dos elixires bucais, o flúor também pode ser encontrado em vários produtos alimentares.
Para evitar uma sobredosagem de flúor, a sua concentração na pasta de dentes não deve exceder 1500 ppm (partes por milhão). A boa notícia é que as pastas de dentes normais possuem ainda menos flúor do que isso. Se quiser limpar os seus dentes com um produto que contenha mais de 1500 ppm de flúor, então deve consultar um médico, uma vez que esses produtos estão disponíveis apenas com uma prescrição válida. Infelizmente, a utilização de doses elevadas de flúor pode causar perturbações gastrointestinais e algumas perturbações neurológicas.
Pastas de dentes sem flúor: solução para todas as maleitas
Cada vez mais, os dentistas recomendam a utilização de pastas de dentes sem flúor. Parece ser um bom conselho a seguir, especialmente quando nos apercebemos que uma dieta bem equilibrada satisfaz a nossa ingestão diária de flúor, mas é muito fácil ingerir em excesso, e as consequências são desastrosas. Por essa razão, a utilização de uma pasta de dentes sem flúor parece ser uma boa solução.
Sabia que o flúor influencia negativamente os enchimentos, reduzindo a sua vida útil? Quando expostos ao flúor, os enchimentos tendem a ficar mais quebradiços e escuros. Por essa razão, a procura de soluções mais seguras, como pastas de dentes naturais e sem flúor, deve ser considerada benéfica. Embora essas pastas de dentes sejam recomendadas para adultos, não há contraindicações para a sua utilização também por crianças e mulheres grávidas. Em suma, as pastas de dentes sem flúor são seguras e contêm apenas ingredientes de origem natural.
As pastas de dentes naturais não contêm quaisquer substâncias perigosas, como conservantes, SLS ou parabenos. Hoje em dia, é até possível encontrar pastas de dentes para pessoas com intolerância ao glúten. Além disso, os produtores de pasta de dentes certificam-se de que a gama de sabores é suficientemente ampla para satisfazer todos os seus clientes. Portanto, da próxima vez que escolher alguns produtos de higiene oral, tente encontrar uma pasta de dentes que lhe ofereça um dos seguintes sabores: coco, limão, canela ou laranja. Cada um deles tem um conjunto separado de benefícios para que possa adequar a pasta de dentes às suas necessidades atuais.