Aplicar um primário é uma das maneiras de criar uma maquilhagem perfeita e duradoura, portanto, é de admirar que as pessoas não o utilizem antes de aplicar a base. Acreditamos que existem duas razões para isto: não sabem escolher o produto certo e utilizá-lo da forma correta. Leia um guia que resolve ambos os problemas.

A arte da maquilhagem parece complicada quando pensa na imensidão de produtos diferentes e nas numerosas etapas de aplicação. É por isso que abdicamos e alguns deles numa base diária. Abdicar do iluminador não é muito prejudicial, mas é um erro não aplicar um primário, pois prolonga a vida da maquilhagem.

Qual a ação do primário de maquilhagem?

O primário de maquilhagem é um produto que aplica na pele para minimizar o contacto da pele com a base, permitindo que a sua maquilhagem dure até 12 horas.

No entanto, o primário oferece mais do que isto. Uma boa base ajuda a distribuir os produtos de maquilhagem uniformemente pelo rosto, uniformiza o tom da pele e confere suavidade. Dependendo do tipo de produto, o primário matifica a pele oleosa ou aumenta a luminosidade num rosto sem brilho. Se hidratar e nutrir adicionalmente a pele, pode chamar-lhe um primário de condicionamento da pele.

Tipos de primários de maquilhagem

Agora que conhecemos os benefícios e os efeitos, temos as informações de que precisamos para adquirir o primário certo. Não é fácil porque existem tipos diferentes: primários de silicone ou à base de óleo, leves ou pesados, etc.

1. Primário de maquilhagem de silicone

Este é definitivamente um dos tipos mais populares. Como o nome sugere, tem por base silicones ou substâncias fortemente oclusivas que formam uma camada não porosa que separa a pele da maquilhagem. Não é possível remover os silicones apenas com água, pelo que precisa de utilizar o desmaquilhante certo, como óleos ou desmaquilhantes bifásicos (é mais fácil remover silicones com outras substâncias oleosas).

2. Primário de maquilhagem de óleo

Os óleos vegetais naturais leves, como óleo de framboesa, óleo de linhaça, óleo de argão, óleo de amêndoa doce ou óleo de rosa (não essencial!) são primários de maquilhagem perfeitos. O melhor é que não só proporcionam uma maquilhagem mais duradoura, como também previnem a perda de hidratação, nutrem e revitalizam a pele. Além disso, pode utilizá-los de forma independente ou misturar o óleo com a base antes da aplicação.

3. Primário de maquilhagem de glicerina

Se a sua pele estiver seca e sem brilho, então um primário de glicerina é o produto adequado. Infelizmente, é menos popular que os primários de silicone, pelo que é necessário fazer alguma pesquisa. A glicerina liga a água e mantém-na na pele, de modo a aumentar a hidratação logo na fase de preparação da pele para maquilhagem.

Pode também experimentar primários à base de gel ou talco, alumínio ou nitreto de boro que tornam os poros abertos menos visíveis e conferem um efeito mate.

Na verdade, qualquer produto que lhe agrade pode ser usado como primário de maquilhagem: óleo vegetal, hidratante, tónico ou spray facial. Todos eles condicionam, suavizam, protegem e preparam a pele para maquilhagem.

Como utilizar um primário de maquilhagem?

A aplicação de um primário de maquilhagem não é nada difícil e é sempre a mesma, independentemente do tipo de produto. Terá sempre de preparar bem a pele (limpeza profunda, esfoliação suave de vez em quando) e aplicar uma pequena quantidade de primário. A regra é simples: quanto menor a quantidade, melhor o efeito (é mais fácil adicionar mais um pouco do que retirar). Depois de distribuir suavemente o primário e aplicá-lo dando pequenos toques no rosto, aguarde alguns segundos e aplique a maquilhagem.